Pressurização de Rede Hidráulica

Os sistemas de pressurização são equipamentos fabricados basicamente para suprir e controlar pressões em circuitos hidráulicos. Eles podem ser utilizados em várias aplicações:

1. Na construção civil: rede hidráulica de apartamentos ou coberturas que estejam próximas das caixas de água e por consequência com pouco desnível e baixa pressão. Por meio de um sistema pode-se alimentar uma linha completa fornecendo pressão constante para todos os pontos de consumo.

Em aquecedores podem-se utilizar bombas de pequeno porte para equalizar pressurização nos ramais de água quente e fria.

Podem ser ligados diretamente à tubulação de água principal. A bomba é adequada para bombeamentos de: água; água potável, sem aditivos químicos; água potável com cloro. O equipamento não deve ser utilizado para bombeamentos de líquidos inflamáveis, como óleo diesel, gasolina ou líquidos similares.2. Há também a pressurização em áreas industriais: sistemas de incêndio (bomba "Jockey") e água gelada, osmose reversa, hemodiálises, lavadores de carros etc. Agricultura e campo: sistemas de irrigação, aspersão por microgotejamento, lavagem de estábulos etc. Neste caso, pode-se usar uma bomba de alta pressão, que tem por característica elevada pressão x baixa vazão.

3. Mais recentemente, se está entrando na última geração de sistemas de pressurização, por meio das bombas controladas eletronicamente pelos inversores de frequência. Esses equipamentos são os mais sofisticados e de maior precisão, contudo, mais caros e de maior cuidado na sua operação e manutenção.