A rota de fuga é o trajeto a ser seguido no caso de necessidade urgente de evacuação de um local em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergência. Para que todos os trabalhadores ou visitantes de um determinado local se sintam seguros em casos de emergência, é importante conhecer a rota de fuga. Saber o caminho a seguir em momentos críticos facilita a saída e o salvamento de todos.
Informação detalhada da rota de fuga:
Em todas as empresas existe a necessidade da utilização de placas que sinalizem a rota de fuga em casos de emergência. Estas placas são confeccionadas em materiais especiais que permitem a visualização delas mesmo em caso de falta de energia. As placas possuem uma tinta ou película especial que fica constantemente sendo carregada pela luminosidade do ambiente. Geralmente este tempo varia de material para material e deve ser analisado conforme a situação específica de cada necessidade específica.
As Placas foram elaboradas com intuito de oferecer segurança contra Incêndio. Fixar as condições exigíveis que devem satisfazer o sistema de sinalização de emergência em edificações e áreas de risco, conforme o Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico do Corpo de Bombeiros.
Aplicação da rota de fuga:
A rota de fuga é usada para indicar a saída de emergência, orientando quanto à direção da saída, escadas, portas-corta-fogo e não obstrução das mesmas.
Material das placas de rota de fuga:
Os materiais utilizados na fabricação das placas de rota de fuga são o PVC, PSAI (Poliestireno Alto Impacto) rígido de 1 mm impresso em serigrafia com tinta fotoluminescente ou plotado com vinil fotoluminescente. Pictogramas e cores de acordo com a NBR 13434-2.